Sempre tem aquele momento da aula que o professor faz uma pergunta sobre a matéria do ano anterior mas ninguém sabe responder, não é mesmo? A medida que o tempo passa, a quantidade de informações que absorvemos só aumenta e é cada vez mais difícil administrá-las.
A revisão de um conteúdo amplia suas chances de fixação do mesmo. Além disso, toda a matéria que você viu no ano anterior é base para o conteúdo que ainda está por vir. Confira algumas dicas de como revisar a matéria do ano anterior.
Com a repetição você transforma o aprendizado em conhecimento
Nós possuímos dois tipos de memória, a semântica e a episódica. Enquanto a memória semântica é responsável por armazenar todo nosso conhecimento básico e necessário no dia a dia, a memória episódica é aquela que nos faz lembrar de momentos importantes e muito específicos.
O que você precisa fazer na revisão é transformar a memória semântica em episódica, e isso se dá através da repetição. Por isso, é fundamental que você releia resumos algumas vezes, e até mesmo anote novamente alguns termos chaves.
Como fazer a revisão de conteúdo antigo
Antes de começar a revisão, avalie o quanto você lembra de cada conteúdo. Se você não lembra alguns tópicos e conteúdos chaves, a solução é estudar a matéria novamente. Mas, o lado bom é que na segunda vez que você estuda o mesmo conteúdo, a absorção é mais rápida. Agora, para matérias mais práticas como matemática e física, o melhor jeito de revisar é através de exercícios.
Além disso, a revisão não pode ser longa, para facilitar isso, a forma que você estuda é fundamental. Ao fazer esquemas, resumos e mapas mentais você absorve melhor a matéria e facilita o momento da revisão.
Como a organização pode ajudar
A organização é fundamental para o rendimento dos estudos e da sua revisão. Por isso, você precisa manter seu local de estudos limpo e organizado. Desta forma, a revisão será mais fácil e eficiente.
Gostou dessas dicas? Coloque-as em prática e compartilhe! Para mais dicas e conteúdo exclusivo, acesse o site Opus Master.